Libercanto

O Coral Libercanto é uma Associação Cultural Independente, sem fins lucrativos, formada por pessoas da comunidade do Vale do Paraíba, particularmente de Jacareí e São José dos Campos. Centenas de cantores já integraram o Libercanto em seus 32 anos. O grupo realiza reuniões semanais para definição de repertório e figurino, técnica vocal e principalmente para os ensaios musicais. O Coral Libercanto realiza apresentações durante todo o ano, culminando em espetáculos temáticos ao final de cada ano.

O grupo obteve a 4a colocação no Mapa Cultural Paulista (1999) e possui três CDs gravados: o primeiro, "Libercanto" (1995) sob a regência de Ana Yara Campos (sua primeira regente e fundadora) quando ainda estava vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos; os outros dois já da fase independente (a partir de 1999): São bonitas as canções (2007) e Sobre o Tempo (2019) .

Ao longo de sua trajetória o Libercanto recebeu três homenagens pela Câmara Municipal: Medalha Cassiano Ricardo (1996), Medalha Prefeito Elmano Ferreira Veloso (2008) e Medalha Mérito Municipal (2013) por promover a cultura na cidade de São José dos Campos. Em 2016 foi contemplado com a chancela de Ponto de Cultura, por ter sido um dos 13 grupos selecionados por meio de edital publicado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos.